segunda-feira, 20 de janeiro de 2025

Doença da acusação

Doenças sempre existiram. Hoje, porém, uma está se tornando epidemia global. Trata-se da “Acusacionite Crônica”, ou seja, a mania de acusar os outros e até mesmo a Deus. O método foi usado já no Jardim Terreal. Questionado por Deus, Adão resolveu culpar a esposa, Eva. Ela não quis ficar com a culpa, e apontou a serpente como a verdadeira culpada. E, como os animais não falam, a questão terminou ali.

COM FREQUÊNCIA, ouvem-se pais acusando filhos e filhos acusando pais, marido acusando a mulher, e vice-versa…  Em escolas circulam acusações de alunos a seus professores e de professores a seus alunos. É assunto diário, em meios de comunicação e redes sociais, a acusação do povo a seus governantes e dos governantes ao povo. Nossos avós afirmavam: “Carregamos nossos defeitos nas costas e por isso não os vemos”.

Prefeitura atenderá sugestões da Associação dos Surdos em campanhas publicitárias

nteração das campanhas será feita por intérpretes de Libras, conforme pedido da associação

A interação das peças publicitárias em vídeo da Prefeitura de Feira de Santana com o público surdo será realizada exclusivamente por pessoas com amplo conhecimento em Libras (Língua Brasileira de Sinais), sem o uso de ferramentas de inteligência artificial.

A medida atende a um pedido feito pela Associação dos Surdos. A Prefeitura havia utilizado recursos de inteligência artificial na campanha de chamamento para matrícula de novos alunos da rede de ensino.

domingo, 19 de janeiro de 2025

 


CIDADE-LIMBO

Uma foto-descrição de Songa em inícios de 2007.

Depois, reclamam da cidade não ter progredido.

Quanta coisa mudou, nos últimos 17 anos, hein?

         São Gonçalo dos Campos, onde vivo e onde espero enterrar meus ossos, é uma cidade-limbo. Um muito-pouco das delícias do paraíso e um pouco-muito da infernal vida de um lugar no qual quase todos são meio aparentados e se conhecem. Os moradores, em sua maioria, pertencem à base da pirâmide social e a mão de obra formalmente empregada é feminina. É grande a massa de aposentados. Os homens locais, na maior parte formados pela universidade-vida, são pedreiros, carpinteiros, motoristas, eletricistas, lavradores, ajudantes diversos, que vivem de vender suas diárias, quando encontram compradores.

sábado, 18 de janeiro de 2025

Dia Internacional do riso

 

6 razões para rir mais

No dia Internacional do riso, comemorado em 18 de janeiro, vale a pena a gente investir neste velho e milagroso remédio. Um sorriso tem a capacidade de curar a nossa alma, mudar o nosso dia e transformar a nossa vida.
O riso é uma demonstração de bem estar que aproxima as pessoas e traz alegria e saúde. Quem consegue sorrir e viver de bom humor atrai coisas boas, levando uma vida mais tranquila e feliz. O riso é, muitas vezes, uma maneira de encarar a vida de forma positiva.

Vinte anos após sua morte, Bezerra da Silva é celebrado por parceiros

Sambista era conhecido por dar voz aos malandros da periferia

 Neste sábado (18), a partir das 13 horas, haverá uma grande festa em Mesquita (RJ). Caravanas de São Paulo, Minas Gerais e do Espírito Santo são esperadas na cidade da Baixada Fluminense. Toda essa gente, junto com locais e moradores de outras partes do Rio de Janeiro, vai se encontrar no Espaço JS1 para uma feijoada regada a muito samba em homenagem ao cantor, compositor e músico multi-instrumentista Bezerra da Silva, morto há exatos 20 anos.

O encontro iniciado na tarde de sábado deverá terminar no domingo com churrasco. “Serão praticamente dois dias de festa, entendeu? A gente canta samba à vontade, inédito e gravado, e faz aquela reverência ao nosso mestre.” As expectativas de duração da festa e também do público presente são de Roxinho, autor de Transação de Malandro e A Semente – um dos grandes clássicos do sambista –, entre outros sambas gravados por Bezerra.

sexta-feira, 17 de janeiro de 2025

Micareta de Feira será realizada de 01 à 04 de maio. Local do evento será mantido

Micareta de Feira de Santana, na Bahia — Foto: Emanuel Peixoto/Altos Papos

O prefeito José Ronaldo de Carvalho se reuniu, no final da tarde desta quinta-feira (16), com secretários municipais para alinhar as ações e garantir uma melhor organização para a Micareta de Feira de Santana, que este ano ocorrerá no período de 1º a 4 de maio. Durante o encontro, realizado no Paço Municipal Maria Quitéria, também ficou definido que o evento será mantido na Avenida Presidente Dutra.

Participaram da reunião para discutir os assuntos administrativos referentes à Micareta de Feira de Santana de 2025 os secretários de Cultura, Esporte e Lazer, Cristiano Lobo; a secretária de Administração, Sandra Peggy; o secretário de Serviços Públicos, Justiniano França; o diretor de Eventos, Naron Vasconcelos; e a chefe de gabinete da Secel, Sandra Farias.

“Ainda Estou Aqui” é indicado ao Bafta, considerado o Oscar britânico

 

O filme "Ainda Estou Aqui" com Fernanda Torres e Selton Mello está entre os indicados para o Bafta Awards, o Osrcar britânico. Tem outros 4 concorrentes. - Foto: @oficialfernandatorres
O filme "Ainda Estou Aqui" com Fernanda Torres e Selton Mello está entre os indicados para o Bafta Awards, o Osrcar britânico. Tem outros 4 concorrentes. - Foto: @oficialfernandatorres

Mais um golaço. “Ainda Estou Aqui”, do diretor Walter Salles, está indicado ao BAFTA Awards, na categoria de Melhor Filme de Língua Não-Inglesa. O prêmio é um dos mais importantes da Europa, sendo considerado o Oscar britânico.

A indicação foi confirmada durante uma transmissão ao vivo feita pela organização da premiação. O longa concorre com outros quatro filmes. Os votantes da Academia elegem seus favoritos até o dia 11 de fevereiro. A entrega dos prêmios será feita no dia 16 de fevereiro, em Londres.

quinta-feira, 16 de janeiro de 2025

LUIZ CALDAS REALIZA SHOW EM CELEBRAÇÃO AOS 40 ANOS DO DISCO MAGIA

Luís Caldas Foto: Mário Santos

 Neste domingo, 19 de janeiro, a música da Bahia terá uma noite emblemática com a comemoração dos 40 anos do lançamento de “Magia”, estrelado álbum do cantor e compositor Luiz Caldas que deu origem ao movimento musical conhecido como Axé Music. O palco desta celebração histórica será o Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA), a partir das 16h, com uma oportunidade imperdível de se conectar com o universo do artista e reviver as emoções de um clássico. Ingressos: https://www.bilheteriadigital.com/luiz-caldas-magia-2025-19-de-janeiro.

Lançado em 1985, “Magia” marcou uma nova era na música brasileira. A fusão inédita de ritmos afro-brasileiros, pop, reggae e frevo, e a energia contagiante de músicas como "Fricote" e a faixa-título do disco, consolidou Luiz como um dos artistas mais inovadores, influenciando gerações de artistas.

FGV abre 5 cursos de IA gratuitos e online, veja como fazer

 

A FGV tem cursos gratuitos em uma área que disputadíssima: inteligência artificial (IA). - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
A FGV tem cursos gratuitos em uma área que disputadíssima: inteligência artificial (IA). - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Se você está de olho nas oportunidades para melhorar o currículo, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) está com uma grande oportunidade: são 5 cursos gratuitos e online sobre Inteligência Artificial (IA).

Com um conteúdo robusto e de alta qualidade, os cursos são flexíveis, para pessoas que querem melhorar suas habilidades dentro do próprio tempo que dispõe. O conteúdo vai desde conceitos básicos de IA até aplicações práticas, como em educação e pesquisa.

Adilson Simas: um jornalista que viveu o jornalismo


Durante mais de meio século, ele percorreu os caminhos da notícia, numa época de muita movimentação e descobertas, que fascinava os que nela se aventuravam. Viveu a política de perto, amou o Fluminense de Feira, falou de polícia e sociedade, passou por microfones, sem esquecer a velha máquina de escrever. Dedicou-se à família e aos amigos, mas toda história tem fim!

Não apenas os jornais impressos, como muitos daqueles que os fizeram valorosamente, vão desaparecendo rapidamente, e, como a acompanhar a indesejada desertificação do planeta, a cada dia esgotam-se as reservas humanas de uma geração. No domingo, dia 12 deste mês, desligou-se definitivamente da velha máquina de datilografia que tanto usou, e dos modernos equipamentos sucedâneos, o jornalista Adilson Simas. Itaberabense, nascido em 24 de agosto de 1947, jamais alguém o diria não feirense, ao menos que conhecesse de perto a sua origem.