domingo, 12 de janeiro de 2025

 


Sutilezas linguísticas

 Se Você parar para pensar qual seria a cor representada pela expressão “cor de burro quando foge”, constatará a frase não ser lógica. Afinal, burros não são camaleões e, quando fogem, não mudam de cor. A verdade é que, sendo o idioma um organismo vivo, de forma quase automática, vamos suprimindo letras, acoplando palavras, vezes muitas a ponto de se mudar o sentido inicial das locuções. Foi o acontecido com a expressão original “corro de burro quando foge”. Por ser bem mais fácil pronunciar “cor de burro” do que “corro de burro”, dá para entender o motivo da forma consagrada pelo uso. Mas, não foi só com os burros, as mudanças.

Quem não lembra do ingênuo versinho “batatinha quando nasce, esparrama pelo chão”, prelúdio de “a menina que namora põe a mão no coração?” Pois bem, embora as batatinhas ao brotarem se esparramem pelo terreiro, muito mais claro seria se, como originalmente foi concebido, a forma verbal “esparrama” voltasse a ser “espalha a rama”. Vamos conferir? “Batatinha quando nasce, espalha a rama pelo chão”. Não ficou perfeita?

sexta-feira, 10 de janeiro de 2025

Mulheres 50+ dão susto no etarismo; estão lindas, fortes e empoderadas

Quem diria que essas mulheres têm 50+? A jornalista Fabiana Scaranzi, 59, e as atrizes Fernanda Torres, de mesma idade, e Demi Moore, de 62, combatem o etarismo, mostrando sucesso, beleza e empoderadamento - Foto: @fabianascaranzi/@goldenglobes
Quem diria que essas mulheres têm 50+? A jornalista Fabiana Scaranzi, 59, e as atrizes Fernanda Torres, de mesma idade, e Demi Moore, de 62, combatem o etarismo, mostrando sucesso, beleza e empoderadamento - Foto: @fabianascaranzi/@goldenglobes

Chega de preconceito. As mulheres 50+ estão dando um baile no etarismo e se mostram melhores que muitas mocinhas. A grande prova veio no Globo de Ouro. Ao lado da atriz Fernanda Torres, de 59, vencedora do prêmio de Melhor Atriz, em Los Angeles, nos EUA, apareceram outras gigantes que também passaram dos 50 e continuam arrancando suspiros com sua beleza e talento.

A atriz Demi Moore, de 62 anos, fez um discurso lindo em que relata o que sofreu por causa da idade. “Obrigada, Universo”, agradeceu. Ela esperou 45 anos para ser reconhecida na premiação. Além dela, brilharam Nicole Kidman, de 57 anos, e Angelina Jolie, que completa 50 anos agora em 2025. Quem diria?

Sem Censura comemora 40 anos com temporada em Salvador


Para celebrar os 40 anos de estreia do Sem Censura, a TV Brasil faz uma temporada de verão do programa na Bahia entre os dias 20 e 31 de janeiro. A produção apresentada por Cissa Guimarães será transmitida ao vivo do Cineteatro 2 de Julho, em Salvador, em parceria com a TVE Bahia. O especial faz parte das comemorações do aniversário da tradicional roda de conversa lançada em 1985.

A novidade coincide com os 40 anos do axé music. Outro destaque da temporada do Sem Censura na capital baiana é a presença de plateia para acompanhar as entrevistas e performances dos artistas durante essas dez edições da produção da emissora pública.

quinta-feira, 9 de janeiro de 2025

90 anos de Elvis: 10 fatos que você talvez não saiba sobre o rei do rock

 

Elvis Presley nasceu em 8 de janeiro de 1935 (Getty Images)

O cantor que muitos consideram o "rei do rock and roll" completaria 90 anos nesta quarta-feira (8/1).

Elvis Presley cativou milhões de pessoas ao redor do mundo com um estilo musical inovador, uma voz profunda e emotiva, exuberância física e extremo carisma.

Ele faleceu em 16 de agosto de 1977, aos 42 anos, mas ficou eternizado como um ícone cultural.

Seus discos continuam sendo vendidos em todos os formatos. Ele continua sendo visto pelos fãs nos filmes em que estrelou em fotos, aparece em livros, novos filmes biográficos e segue "vivo" através de incontáveis imitadores.

Nos últimos anos, Elvis tem sido alvo de um revisionismo — sobre seus méritos musicais, uma suposta apropriação cultural e sua postura ambígua diante das tensões políticas e sociais nos Estados Unidos de sua época.

Arqueólogos confirmam travessia do mar vermelho feita por Moisés

Análises geológicas sugerem condições semelhantes às da época do Êxodo.

Arqueólogos encontraram registros do episódio bíblico da travessia do Mar Vermelho por Moisés e os israelitas. Pesquisas arqueológicas e estudos científicos recentes têm lançado luz sobre a possibilidade de que esse evento tenha ocorrido exatamente conforme descrito na Bíblia.

Evidências históricas e geográficas

De acordo com estudos, o local chamado “Migdol” na narrativa bíblica corresponde à região do Golfo de Suez. Essa identificação se alinha com informações históricas e geográficas do período, reforçando a credibilidade do relato. Além disso, escavações no fundo do Mar Vermelho revelaram vestígios impressionantes, como rodas de carruagens e ossos humanos fossilizados. Esses achados podem ser relacionados ao exército egípcio, que, segundo a narrativa, foi submerso pelas águas ao perseguir os israelitas.

quarta-feira, 8 de janeiro de 2025

O que esperar da inteligência artificial em 2025

(Getty Images)

A inteligência artificial está marcando um momento definidor na história da tecnologia — e o ano de 2025 trará ainda mais surpresas.

Não é fácil fazer uma previsão do que esperar, mas é possível destacar tendências e desafios que definem o futuro imediato da IA para o próximo ano.

Entre eles, o desafio dos chamados "médico centauro" ou "professor centauro", fundamental para quem está desenvolvendo inteligência artificial.

Ao som de 'Cometa Mambembe', corpo de Carlos Pitta é cremado em Salvador

 


O corpo de Carlos Pitta, cantor e compositor feirense que morreu na terça-feira (7), foi cremado nesta quarta-feira (8), no Cemitério Bosque da Paz, em Salvador. O artista estava internado no Hospital Roberto Santos, em Salvador, e não resistiu às complicações do diabetes.

Amigos e familiares prestaram homenagens e cantaram músicas durante a cerimônia,(Vídeo a seguir) como “Cometa Mambembe”, composta por ele e Edmundo Caroso gravada mais recentemente pelo pernambucano Alcymar Monteiro. (A primeira gravação da música "Cometa Mambembe" foi feita pelo cantor e compositor alagoano Carlos Moura no LP Água de Cheiro, lançado em 1983). 

FDA aprova 1º remédio para apneia do sono; já é usado para perda de peso

 

A FDA deu sinal verde para o Zepbound, medicamento que ajuda no tratamento contra a apneia do sono. - Foto: Brendan McDermid/Reuters
A FDA deu sinal verde para o Zepbound, medicamento que ajuda no tratamento contra a apneia do sono. - Foto: Brendan McDermid/Reuters

A Food and Drug Administration (FDA), agência reguladora dos Estados Unidos, aprovou um medicamento que promete ajudar no tratamento da apneia obstrutiva do sono. A condição, geralmente associada ao “ronco”, pode levar a graves problemas se não for tratada.

Apesar de a aprovação ser recente, o Zepbound é um velho conhecido. Usado no combate à obesidade, agora o medicamento passa a ser indicado para pacientes com apneia moderada a grave.

terça-feira, 7 de janeiro de 2025

Feira de Santana perde mais um filho ilustre.Morre o cantor e compositor Carlos Pitta

O artista feirense construiu uma carreira sólida e admirada em todo o Brasil

O prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo de Carvalho, recebeu com pesar a notícia do falecimento do cantor e compositor Carlos Pitta, aos 67 anos, ocorrida na tarde desta terça-feira (7). O artista, que estava internado no Hospital Roberto Santos, em Salvador, enfrentava complicações relacionadas à diabetes.

O artista feirense construiu uma carreira sólida e admirada em todo o Brasil. Conhecido por suas composições que mesclam MPB, samba, forró e outros ritmos regionais, Pitta se destacou por suas letras que abordam a vida cotidiana, o amor e as vivências do povo nordestino.

Segunda é dia de CRÔNICA: O paraíso perdido

Até as pedras da Rua Chile - a mais antiga do Brasil - sabem que Deus estava namorando quando teve uma epifânia e botou na prancheta o Rio de Janeiro com morro, mar e lagoa. O estagiário do marketing viu e colocou o nome de Paraíso adotado de forma ampla, geral e irrestrita, para o restante da obra do Criador.

Com o universo cenográfico pronto, Deus, achou que seria bom um reality show para os anjos e do barro original criou o homem e a mulher. Botou no sol para secar: um rachou e o outro brotou. Depois daí nunca mais houve paz nos consultórios dos analistas. E ainda botaram a responsabilidade na serpente, mostrando que culpar os outros sempre foi tendência nas relações conjugais. Depois dessa fake-news ainda reclamam que ela anda por aí destilando seu veneno.