terça-feira, 4 de fevereiro de 2025

Beber água com gás diminui glicose, acelera metabolismo e faz perder peso, descobrem cientistas


Cientistas do Japão descobriram porque beber água com gás ajuda a diminuir a glicose e provoca perda de peso. - Foto: depositphotos.com/soleg
Cientistas do Japão descobriram porque beber água com gás ajuda a diminuir a glicose e provoca perda de peso. - Foto: depositphotos.com/soleg

Água com gás é melhor do que se pensava. Pesquisadores descobriram que ela ajuda a diminui a glicose no organismo e pode ajudar na perda de peso. É que o dióxido de carbono entra na corrente sanguínea, atinge os glóbulos vermelhos, muda o pH e torna o sangue um pouco mais alcalino.

Com essa transformação, os glóbulos vermelhos conseguem absorver mais açúcar, ou glicose, diminuindo seu nível de açúcar no sangue. Esse processo ajuda no metabolismo.

A arte em dois endereços da cidade Princesa do Sertão

Dois museus instalados no centro da cidade valorizam a arte regional

Feira de Santana pode ser considerada uma cidade privilegiada, assim como seus moradores e visitantes que apreciam as artes plásticas. Dois museus oferecem grandes oportunidades para quem gosta de pintura, desenho, escultura e outras expressões artísticas, com acervos vastos para explorar. A arte contemporânea, o clássico, a pintura inglesa e japonesa, além de trabalhos de artistas regionais, estão disponíveis em dois endereços no centro da cidade. Há também a Casa do Sertão como mais uma opção cultural.

Instalado desde 1995 no Centro Universitário de Cultura e Arte (CUCA), na Rua Conselheiro Franco, sede da antiga Escola Normal, o Museu Regional de Feira, ou Museu Regional de Arte, como alguns preferem, tem uma história interessante e de grande importância para a cultura do município e, pode-se dizer, da região. O Museu Regional foi fundado em 1967, durante o governo do prefeito Joselito Falcão de Amorim (1964/1967), na Rua Professor Geminiano Costa, em um imóvel que fazia parte da estrutura do Campo do Gado, adaptado para esse fim, mantendo, dessa forma, uma forte ligação com a regionalidade da época, quando a cidade se destacava pela imensa feira-livre e pela não menos importante feira-do-gado.

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2025

Cientistas criam adesivo para reparar insuficiência cardíaca; inovador

 

Cientistas alemães criam um adesivo para ser implantado em pessoas que sofrem de algum tipo de insuficiência cardíaca. - Foto: Freepik
Cientistas alemães criam um adesivo para ser implantado em pessoas que sofrem de algum tipo de insuficiência cardíaca. - Foto: Freepik

Um adesivo para pessoas que sofrem de insuficiência cardíaca terem mais de qualidade de vida. Ele foi criado por cientistas da Alemanha para reparar corações danificados. O adesivo, publicado na revista científica Nature, já foi implantado em 15 pessoas – entre homens e mulheres de idades distintas.

Os adesivos são implantáveis no músculo cardíaco e ajudam nos movimentos, segundo os pesquisadores do Centro Médico Universitário de Göttingen. A inovação deve beneficiar mais de 64 milhões de pessoas no mundo, que apresentam algum tipo de insuficiência. Problema que causa cansaço, ataques cardíacos, pressão alta e doença arterial coronária.

Como lidar com a doença ?

No dia 13 de maio de 1992, o Papa João Paulo II, instituiu o Dia Mundial do Enfermo a ser celebrado, anualmente, em 11 de fevereiro. O objetivo é sensibilizar a comunidade mundial sobre a situação dos doentes e, das pessoas que as assistem nas famílias, nas comunidades, nas unidades de saúde e nos hospitais. Como lidar com a doença e com os doentes?

AS ENFERMIDADES sempre foram consideradas um grande problema que aflige a humanidade. Não há no mundo criatura humana que não tenha algum sofrimento. Ele é o “pão nosso” de cada dia e se faz presente em todos nós. Nascemos em meio à dor e morremos abraçados pelo sofrimento. Além dos sofrimentos físicos, temos outros que são ainda piores: calúnia, ingratidão, traição, desemprego, fome, depressão, solidão…

Dia Mundial contra o Câncer será lembrado no CMPC com ações de sensibilização

As ações realizadas no CMPC durante todo o ano visam esclarecer e desmistificar o estigma que ainda envolve o diagnóstico do câncer

A Fundação Hospitalar de Feira de Santana promoverá nesta terça-feira, 4 de fevereiro, um dia de sensibilização no Centro Municipal de Prevenção ao Câncer (CMPC) em alusão ao Dia Mundial de Combate ao Câncer. A data, instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS), tem como objetivo conscientizar a população global sobre a importância da prevenção, controle e diagnóstico precoce da doença.

A diretora-presidente da Fundação Hospitalar, Gilberte Lucas, reforçou o papel do dia 4 de fevereiro como uma oportunidade para unir profissionais de saúde e a comunidade em torno da disseminação de informações essenciais sobre o câncer. Segundo ela, a data serve para incentivar a adoção de um estilo de vida saudável, além de enfatizar a importância da detecção precoce, que pode aumentar significativamente as chances de cura.

domingo, 2 de fevereiro de 2025

 


Paixões irrefreáveis

Para início da conversa, melhor deixar ao léu aflições atinentes aos ‘mimos da senilidade’, parceiros da maioria dos octogenários. Em paralelo -  embora pareça indiscrição ou cheire a mofo - fruo renovado prazer em tratar de certas convivências, intensas, insistentes, incólumes, malgrado o avançar dos anos.

Isso posto, iniciemos.

Mantenho por elas, paixões antigas, amor duradouro e irrefreável. Em particular pelas que se deixam dominar e atendem meus desejos, sem serem precisos retoques ou avivamentos. São o que são.

sábado, 1 de fevereiro de 2025

Caixeiro-viajante - um acelerador do progresso do país

 

Esses trabalhadores impulsionaram o desenvolvimento e a conexão no Brasil

Caixeiros-viajantes. Talvez os mais jovens nem imaginem quem seriam eles ou o que faziam. Mas, assim como os vaqueiros e boiadeiros, eles contribuíram muito para acelerar o progresso do país, com tropas de animais, levando mercadorias a locais distantes montados em burros e cavalos. Na formação de Feira de Santana e região, eles estiveram presentes.

Correria. Uma palavra que garantiu lugar no vocabulário atual como a expressão que melhor retrata a vida cotidiana do cidadão. Tudo é feito com rapidez, buscando resultados imediatos. Nada de perder tempo. Com a globalização, a internet, o telefone celular e, mais recentemente, a inteligência artificial, a vida ganhou velocidade inesperada. Hoje, adquirir algo é tão simples quanto beber água. Há uma diferença extraordinária comparando-se ao tempo do caixeiro-viajante, sobre o qual alguns mais jovens talvez nem tenham ouvido falar.

sexta-feira, 31 de janeiro de 2025

Cine Teatro Iris - O farwest nas telas foi o sonho de uma geração

O encanto do cinema, podemos usar como referência o grande Cine Teatro Iris, não era só para a criançada

Lembrar o final da década de 1950 e início da década de 1960 em Feira de Santana significa passar, obrigatoriamente, pelo Cine Teatro Iris. Para a meninada que lia e andava com revistas de farwest, como se fossem livros didáticos, esse trajeto era fundamental nas matinês dominicais. Um sonho que outra geração jamais irá sonhar.

“Baleiro, bala, baleiro, bala”, o pregão do rapazinho com a sua cobiçada cesta de doces e caramelos, misturava-se às vozes juvenis no comércio de revistas de quadrinhos na porta do Cine Teatro Iris, localizado na Avenida Senhor dos Passos, quase esquina com a Rua Carlos Gomes. Um cenário comum todas as tardes de domingo, na parte externa do cinema, como o que ocorria na parte interna, onde os filmes de farwest, na sala de projeção, empolgavam centenas de garotos.

Festa popular preferida do brasileiro é a junina, e não o carnaval

Marcelo Casal Junior / Agemncia Brasil

 A festa junina é o evento mais citado entre os moradores das capitais brasileiras que disseram ter frequentado uma festa popular no período de um ano, revela o levantamento Cultura nas Capitais. A pesquisa foi feita pela JLeiva Cultura & Esporte, com patrocínio do Itaú e do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Rouanet.

O estudo sobre hábitos culturais dos brasileiros constatou que 78% dos frequentadores de eventos populares nas capitais participaram de festas juninas nos últimos 12 meses anteriores à pesquisa e que 48% foram a desfiles ou participaram de blocos de carnaval. “Em nenhuma capital, o carnaval apareceu à frente da festa junina para essa pergunta. No Recife, a diferença estava na  margem de erro – festa junina com 74% e carnaval com 71%. Nas demais capitais, a diferença superou os 10 pontos percentuais”, disse João Leiva, diretor da JLeiva Cultura & Esporte.

quinta-feira, 30 de janeiro de 2025

Carnaval 2025: os 10 destinos mais desejados pelos brasileiros

 

Salvador, na Bahia, ficou em primeiro lugar entre os destinos mais desejados pelos brasileiros para o Carnaval 2025. - Foto: Manu Dias/GOVBA
Salvador, na Bahia, ficou em primeiro lugar entre os destinos mais desejados pelos brasileiros para o Carnaval 2025. - Foto: Manu Dias/GOVBA

O Carnaval é um dos feriados mais esperados do ano e uma pesquisa do Booking.com revelou os destinos mais desejados dos brasileiros para a folia deste ano. O agito de Salvador ficou em primeiro lugar e o Rio de Janeiro em segundo.

O resultado não é à toa. O Carnaval de Salvador é conhecido como um dos maiores e mais animados do mundo. E o do Rio é outra maravilha com o Desfile das Escolas de Samba. A festa este ano cai no dia 3 de março. Ainda dá tempo de se programar.