À guisa de prefácio.
Tudo começou com mensagem recebida de um leitor da cidade de Caxias do Sul.
Isso posto, revivamos.
Tudo começou com mensagem recebida de um leitor da cidade de Caxias do Sul.
Isso posto, revivamos.
A segunda da parte da nossa Retrospectiva do Bem traz histórias inspiradoras de 2024. Confira. - Foto: SNB |
A retrospectiva do bem de 2024 está apenas começando, e se você já deu uma olhada na primeira parte, agora iremos compartilhar as viradas mais lindas da vida com você.
Dessa vez, vamos relembrar os destaques da ciência, educação, as histórias mais lindas de empatia e aquelas pessoas que viraram a chave neste ano e mudaram de vez.
Prepare o seu coração para este Top 10 feito especialmente para você, com histórias que marcaram o Só Notícia Boa em 2024.
Heróis são aqueles que, com gestos de empatia e coragem, transformam o mundo ao seu redor. Em 2024, histórias inspiradoras de superação e solidariedade nos lembram do poder de boas ações: de salvar vidas a doar esperança. - Foto: Arquivo Pessoal |
Ao longo do ano, publicamos aqui várias máterias do site Só Notícia Boa, assim vamos também publicas a já tradicional retrospectiva do bem, agora para o ano de 2024, que está recheada de muito amor, solidariedade, heroísmo e boas ações!
Foram tantas histórias emocionantes, cada uma com detalhes transformadores, trazendo esperança de que sempre irá existir pessoas que querem espalhar o bem, e fazer do mundo um lugar melhor.
Então chegou a hora de relembrar o que aconteceu de mais emocionante em 2024. Alguns dos nossos heróis do bem e também aqueles que se dedicaram em fazer boas ações para outras pessoas e marcaram nosso ano e com certeza o seu também!
A rápida evolução da IA fez com que muitas equipes de pesquisadores realizassem importantes descobertas em 2024 – desde o desenvolvimento de produtos farmacêuticos até aplicações para assistência médica e pesquisas ambientais.
O peptídeo reverte os cabelos brancos e traz mais bem-estar para quem usa. - Foto: divulgação |
Se o visual grisalho incomoda você, essa novidade promete ser uma das melhores do ano! Cientistas brasileiros descobriram um peptídeo capaz de reverter os cabelos brancos, que já está patenteado e disponível para comercialização.
O peptídeo, batizado de “Drone Grey Over”, estimula os melanócitos no bulbo capilar, promovendo a produção de melanina e oferecendo uma re-pigmentação segura e eficaz dos fios grisalhos.
Guilherme Ferreira, um dos cientistas responsáveis, explicou que a ideia é oferecer uma solução que vá além da coloração superficial.”Essa abordagem mais abrangente pretende oferecer uma maneira confiável e eficaz para combater os cabelos grisalhos, elevando a autoestima dos indivíduos”, descreveu.
Paulo Peregrino está entre os 9 pacientes que tiveram remissão completa do câncer com o tratamento inovador. -Foto: USP/@pauloperegrino |
Uma nova e revolucionária terapia desenvolvida em São Paulo trouxe esperança ao tratamento do câncer, garantindo remissão completa em vários casos. Entre os 14 pacientes submetidos à técnica, 9 apresentaram resultados positivos, conforme apontam exames realizados antes e depois do procedimento.
Os resultados promissores, que em breve serão divulgados em revistas científicas, estão relacionados à terapia conhecida como CAR-T Cell.
ENCONTRAMOS Jesus na Palavra de Deus e, principalmente, nos quatro Evangelhos. É ele quem fala quando lemos as Sagradas Escrituras. Nós o encontramos nos Sacramentos, especialmente na Eucaristia, onde ele se oferece ao Pai por nós e se oferece a nós como “pão vivo que desceu do céu” (Jo 6,51). Jesus pode ser encontrado no Papa e nos Bispos que dirigem a Igreja: “Quem vos escuta, a mim escuta” (Lc 10,16). Pode ser encontrado em todas as pessoas.
Saturnália era um feriado romano destinado a dar as boas-vindas ao inverno (Getty Images)
O Império Romano deixou como legado ao mundo ocidental, entre muitas coisas, os princípios do ordenamento jurídico praticado em dezenas de países, as raízes de línguas como o espanhol, o francês ou o português, e até a lógica com que operam os Corpos de Bombeiros nas cidades.
Mas talvez haja um elemento menos conhecido desse legado: a festa do Natal.
Em uma das principais celebrações do cristianismo, hoje marcada por árvores luminosas, papai noel, manjedouras e reuniões familiares, é difícil ver qualquer vestígio da cultura romana.
Vamos falar de
Songa?
Dadinho foi reconhecido como o primeiro violeiro baiano, e Caboquinho seguiu o seu exemplo
Pai e filho, durante mais de 40 anos, com a viola nas mãos e rapidez de raciocínio, fizeram versos e enfrentaram desafios nunca antes experimentados por outros repentistas baianos. Aliás, com justiça, deve-se dizer que Dadinho foi reconhecido como o primeiro violeiro baiano, e Caboquinho seguiu o seu exemplo.
A difícil arte do improviso, do deslindamento do mote, da pronta resposta sem titubeio, ao som da viola, nunca teve forte presença na Bahia, embora fosse comum em outros estados nordestinos, como Paraíba, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Ceará e Alagoas. Todavia, esse vazio foi preenchido a partir da década de 1950, quando Manoel Crispim Ramos - Dadinho resolveu empunhar a viola, deixando de lado o hábito do pandeiro e da palma de mão, que imperavam nos batuques e sambas de roda na zona rural de Serrinha e tinham presença significativa na bata do feijão, festas em louvor a santos, aniversários e outros eventos festivos.