terça-feira, 29 de outubro de 2024

Aprenda a esvaziar lixeira do WhatsApp para liberar memória do seu celular

 

Esvaziar a lixeira do WhatsApp de tempos em tempos é fundamental para não sobrecarregar o aparelho. Ou desative o serviço que salva automaticamente ítens recebidos. - Foto: Tânia Rego/Agência Brasil
Esvaziar a lixeira do WhatsApp de tempos em tempos é fundamental para não sobrecarregar o aparelho. Ou desative o serviço que salva automaticamente ítens recebidos. - Foto: Tânia Rego/Agência Brasil

Cansado do celular lento e muito cheio? Com esses simples passos é possível esvaziar a lixeira do WhatsApp e voltar a ter um smartphone rápido e com memória.

Apesar de não ter uma lixeira específica, é possível manualmente apagar todas as fotos e vídeos que você recebe em grupos e deixar o aplicativo mais veloz. É que esses itens vão se acumulando e às vezes a gente nem percebe, não é?

Futebol Feminino - Flamengo de Feira já teve cinco na seleção brasileira

Tricampeão baiano, o Flamengo de Feira conquistou outros títulos importantes e chegou a ter cinco atletas na seleção brasileira; uma delas, a canhota Sissi, que foi a melhor do país

Uma luta antiga, talvez sem o registro merecido, mas o futebol feminino - hoje em alta - há mais de um século vem buscando o reconhecimento como um esporte igual a tantos outros que lhe precederam. Chegou mesmo a ter sua prática proibida no país. A máxima de que “futebol é para homem” impediu o acesso de mulheres a essa atividade. Aqui em Feira, antes mesmo das tentativas do radialista Joel Magno, já falecido, a partir da década de 1960, outras tentativas haviam ocorrido sem sucesso. Na verdade, tempos atrás, nenhum pai e nenhuma mãe queria ver sua filhinha chutando uma bola. Isso era coisa de menino. Menina brinca é com boneca, dizia-se!

segunda-feira, 28 de outubro de 2024

Brinquedos antigos são relançados; voltar a ser criança!

 

Os brinquedos que fizeram sucesso nos anos 90 estão sendo relançados. Que nostalgia! - Foto: Estrela
Os brinquedos que fizeram sucesso nos anos 90 estão sendo relançados. Que nostalgia! - Foto: Estrela

Vários brinquedos antigos estão sendo relançados. Para alegria dos adultos ou crianças? Os dois! Agora, aquele gostinho da infância vai ficar ainda mais especial.

Tamagotchi, Boneca da Xuxa e o famoso Pogobol, todos eles ganharam novas versões. Papais e mamães, imagina que incrível vai ser viver tudo isso com os filhos mais uma vez?

A cobiçada Boneca da Xuxa, por exemplo, foi lançada em 1990 e voltou às prateleiras em 2024. O item foi tão procurado que esgotou em 24 horas. A Estrela, marca responsável, disse que aumentar a produção!

Publicada aprovação do Plano Municipal de Turismo de Feira de Santana

O documento é um importante instrumento de planejamento municipal

A aprovação do Plano Municipal de Turismo de Feira de Santana, referente ao exercício 2023 a 2030, foi publicada neste sábado (26) no Diário Oficial Eletrônico. A medida considera a aprovação do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) no dia 31 de julho de 2024.

De acordo com o secretário de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, também presidente do COMTUR, Wilson Falcão, a elaboração do projeto foi por meio de convênio entre a Prefeitura e o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e teve a consultoria técnica da Daventura. O documento é um importante instrumento de planejamento municipal que visa orientar o crescimento do setor no município.

domingo, 27 de outubro de 2024


 Metaverso

Prenúncios.

 

Nele ingressamos,

há uns dez anos,

adejando, é verdade,

rumo à virtual realidade.

 

Construções de espaços virtuais:

lojas, templos, prédios, muito mais.

 

‘Meta’: os americanos lamentam,

‘Tencent’: os chineses acrescentam,

faltar gente preparada, em quantidade,

para a nova virtual atividade.

sábado, 26 de outubro de 2024

Feira em História: Kalilândia já não é bairro residencial

Elias Kalile, médico clínico - homem afável, filantropo e empreendedor -, foi o responsável pelo surgimento da Kalilândia no início do século passado, deixando boas lembranças na comunidade

Chamá-la de bairro não corresponde à verdade, pois há muito deixou de ser. Kalilândia, “terra do doutor Kalile”, já não é o mesmo bucólico e romântico bairro residencial, onde, à noite, famílias inteiras, tradicionalmente conhecidas, ocupavam os bancos da grande praça e os jovens - moças e rapazes - conversavam e brincavam respeitosamente. Cinco décadas se passaram, talvez, mas foi o suficiente para uma mudança geral, porque tudo mudou também.

As serenatas, as festinhas estudantis, as amizades são apenas lembranças de alguns poucos que ainda permanecem em meio a restaurantes, hotéis, clínicas, colégios, panificadoras, prestadoras de serviços, emissoras de rádio e outros estabelecimentos que caracterizam uma forte transição. Os campos de futebol desapareceram no alavancar urbanístico. Existiu, inclusive, o forte Kalilândia Futebol Clube. As casas de pavimento térreo e grandes quintais, com árvores frutíferas, ficaram no passado, tendo seus espaços substituídos por edifícios residenciais. Não há como resistir.

 


A Magia do Folclore Brasileiro em 'O Vira'

Hoje escolhemos essa música pela proximidade do Dia das Bruxas, forma como conhecemos no Brasil o Halloween. O Halloween é uma tradicional festa norte-americana muito relacionada com o terror, monstros, bruxas, vampiros etc. Tem como origem o Samhain, uma festividade celta. A festa foi levada aos Estados Unidos no século XIX por imigrantes irlandeses.

 Aqui no Brasil, esse dia também é marcado por festas nas quais as pessoas fantasiam-se de monstros, tais como vampiros e zumbis. Em alguns lugares do país, as pessoas reproduzem a tradição da distribuição de doces.

A música 'O Vira', interpretada pela banda Secos & Molhados, é uma obra que mergulha no universo do folclore brasileiro, trazendo à tona elementos místicos e culturais de nosso país. A letra da canção faz referência a seres encantados e a rituais que remetem à magia e às crenças populares.

sexta-feira, 25 de outubro de 2024

Brasileiros desenvolvem foguete que ajuda na recuperação da caatinga

 

O foguete brasileiro, desenvolvido por pesquisadores da Paraíba, ajuda na recuperação da Caatinga ao espalhar sementes que germinam no solo. - Foto: Jornal Nacional
O foguete brasileiro, desenvolvido por pesquisadores da Paraíba, ajuda na recuperação da Caatinga ao espalhar sementes que germinam no solo. - Foto: Jornal Nacional

Um foguete fabricado com garrafa pet é a esperança para a recuperação do bioma Caatinga. A criação é de pesquisadores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

O funcionamento é simples. O dispositivo, quando lançado, espalha sementes e auxilia em projetos de reflorestamento. De baixo custo, o material usado, além da garrafa PET, é de fibra de vidro e impressão 3D.

O lançamento é feito pela pressão do ar e da água que fica dentro das garrafas. “No momento oportuno, ele dá um disparo e faz o espalhamento das sementes. No chão, elas têm uma disposição de mais ou menos 20m por 100m. A gente consegue fazer cerca de um hectare a cada oito lançamentos”, explicou o físico Renan Aversar em entrevista ao Jornal Nacional.

Chorinho Entre Amigos em novembro no Mercado de Arte

Chorar não é só prantear, lastimar. É fazer música de qualidade, como faz o grupo feirense "Chorinho Entre Amigos". E chorar assim, entre amigos, com violões, bandolim e cavaquinho, vale a pena!

Homem não chora! Essa máxima antiga já não faz sentido, porque chorar é algo próprio do ser humano, independente de sexo ou idade. Além do mais, chorar não significa apenas uma demonstração de tristeza. Chora-se também de felicidade, de alegria. E choro é a denominação de um ritmo musical legitimamente brasileiro, assim como o frevo pernambucano. Que se saiba, não há em outra parte do mundo ritmos similares a esses dois, salvo se, por conta da globalização, haja alguém os executando, o que não seria nada demais, assim como aqui se toca mambo, jazz, reggae, salsa e tantos outros ritmos que não são nossos.

Em Feira de Santana, o chorinho melodioso e "balançado" é bem representado pelo grupo "Chorinho Entre Amigos", que comemora cerca de três décadas de atividade, com três CDs gravados e muitas apresentações, não só aqui como em várias outras cidades. O grupo surgiu de forma natural no antigo bar do violonista Didi (João Dias), onde se reuniam amigos para "brincar", alguns tocando violão, cavaquinho e bandolim, outros fazendo ritmo com garrafas vazias, caixas de fósforo, tamborete ou o que encontrassem.

quinta-feira, 24 de outubro de 2024

Como remover a Meta AI do WhatsApp, Instagram e Facebook?

IA está disponível no WhatsApp, Facebook, Instagram e Messenger.

Desde o início de outubro, a Meta AI, assistente de inteligência artificial (IA) da empresa responsável pelo Facebook, WhatsApp e Instagram, está disponível para os usuários brasileiros

Para quem não quiser interagir com a ferramenta, é possível silenciar ou até bloquear o recurso. No entanto, ainda não é possível excluir o serviço por completo, já que ele está integrado às novas atualizações dos aplicativos, conforme o Estadão.