quarta-feira, 20 de novembro de 2024

Cientista brasileiro vai buscar cura para Alzheimer e Autismo no espaço

 

O cientista Alysson Muotri é o primeiro pesquisador brasileiro que irá para o espaço em busca de descobrir a cura e o tratamento para quem sofre de autismo e Alzheimer. - Foto: @alyssonmuotri
O cientista Alysson Muotri é o primeiro pesquisador brasileiro que irá para o espaço em busca de descobrir a cura e o tratamento para quem sofre de autismo e Alzheimer. - Foto: @alyssonmuotri

Pode estar no espaço a chave do mistério para duas condições que atingem boa parcela da população mundial. Não à toa, o cientista brasileiro Alysson Muotri vai buscar lá a cura para o Alzheimer e o autismo.

Professor e chefe do laboratório de pesquisa, na Universidade da Califórnia, Alysson integra uma missão da Nasa, a agência espacial dos EUA, que irá ao espaço entre 2025 e 2026. A ideia é analisar a progressão de doenças neurológicas e descobrir tratamentos e, quem sabe, a cura.

terça-feira, 19 de novembro de 2024

Isso também passará

 

Um jovem príncipe, indicado para substituir o pai no trono, convocou sábios para que lhe indicassem a melhor maneira de governar. Pediu, também, a eles para escolherem uma frase que servisse como lema para o seu governo. Foram indicadas centenas de frases, cada uma delas contendo parcelas da verdade. A frase escolhida pelo jovem foi esta: “Isso também passará”.

A VIDA de um governante e de qualquer pessoa está repleta de surpresas. Há momentos de glória e sucessos que podem levar a autossuficiência, mas isso também passará. Depois, podem acontecer fracassos, críticas, ingratidões e desânimo. E a frase, isso também passará, vem levantar o ânimo. Ela evita a euforia e o desânimo e ajuda a olhar para o futuro, sempre com esperança de dias melhores.

Dia do Cordelista - literatura de cordel, poesia e informação na feira livre

O cordel não é nosso, é oriundo da Europa, provavelmente de Portugal, mas aqui ganhou forma própria, tornou-se popular e alcançou a imortalidade, como tudo que é feito de forma natural e espontânea, sem depender de dotes acadêmicos

No Dia do Cordelista – 19 de novembro –, homenagem ao paraibano Leandro Gomes de Barros, considerado o mais importante dos cordelistas brasileiros, vale falar desses astros da literatura popular, que encantam com seus versos. Décadas passadas, onde houvesse muita gente reunida, haveria sempre um desses poetas. E na maior feira livre do Brasil, na Cidade Princesa, os cordelistas vendiam suas obras e desfrutavam de enorme popularidade. Alguns, como Rodolfo Coelho Cavalcante, Antônio Alves e Cuíca de Santo Amaro, deixaram seus nomes na história pela qualidade do que produziram.

segunda-feira, 18 de novembro de 2024

Empresas gigantes contratam gestor de felicidade; melhorar bem-estar dos funcionários

 

Grandes empresas investem pesado no chamado gestor de felicidade cuja sigla em inglês é CHO para garantir um ambiente saudável para os funcionários. – Foto: Freepik
Grandes empresas investem pesado no chamado gestor de felicidade cuja sigla em inglês é CHO para garantir um ambiente saudável para os funcionários. – Foto: Freepik

De olho no bem-estar dos funcionários, empresas investem tudo na contratação do chamado gestor de felicidade, um profissional com funções bem específicas. A ideia é que esse profissional crie um ambiente de trabalho saudável e produtivo com atenção especial à saúde mental dos colaboradores.

O cargo de gestor de felicidade é conhecido pela sigla que representa chief happiness officer (CHO). É a nova aposta do mercado.

No Brasil,  empresas gigantes, como Heineken, Chilli Beans e Ambev aderiram à proposta.

domingo, 17 de novembro de 2024

 

‘Tema Livre’

 

Infindáveis, são as impertinências

a nos turvar a mente,

quando, descompromissados, encaramos

o sideral mundo-mágico das palavras.

 

Tanto seja, entre as concatenadas,

amigas-íntimas do viver-saber do poeta,

quanto às edulcoradas pela poesia

brotada em corações sensíveis,

sem esquecer outras mais,

as que desnudam segredos,

reveladoras de feitos,

sepultados em covas-rasas da memória.

sexta-feira, 15 de novembro de 2024

Fernanda Montenegro entra para o Guinness por leitura de Simone de Beauvoir

 

Aos 95 anos, Fernanda Montenegro é reconhecida pelo Guiness Book, o livro dos recordes, por reunir o maior público em um espetáculo de leitura de Simone de Beauvoir. – Foto: @fernandamontenegrooficial
Aos 95 anos, Fernanda Montenegro é reconhecida pelo Guiness Book, o livro dos recordes, por reunir o maior público em um espetáculo de leitura de Simone de Beauvoir. – Foto: @fernandamontenegrooficial

Simplesmente emocionante. Ela, Fernanda Montenegro, conseguiu o que parecia improvável: entrar para o Guinness Book por ter reunido o maior público para assistir a leitura da filosofia de Simone de Beauvoir. Ao receber o prêmio, mais uma vez, a artista emocionou o público com sua sensibilidade e resistência.

A atriz entrou para o Livro dos Recordes, aos 95 anos. A realização se deve ao espetáculo no estilo monólogo da apresentação de “A cerimônia do adeus”, para uma plateia de mais de 15 mil pessoas no Parque Ibirapuera, em São Paulo, em agosto.

Brasileiros arrasam no Grammy Latino 2024; veja os vencedores

 

O Jota.Pê foi um dos brasileiros mais premiados no Grammy Latino 2024. Só ele levou três prêmios! - Foto: Getty Images
O Jota.Pê foi um dos brasileiros mais premiados no Grammy Latino 2024. Só ele levou três prêmios! - Foto: Getty Images

Os brasileiros fizeram bonito no Grammy Latino 2024 e, juntos, conseguiram mais de 10 premiações. O grande destaque ficou para Jota.Pê, que foi premiado em três categorias. Que orgulho!

A 25ª edição do Grammy Latino foi realizada em Miami Beach Convention Center, nos Estados Unidos, nesta quinta-feira, 14. O evento é um dos mais importantes para a música latina.

Além de Jota.Pê, foram premiados  Ana Castela, Xamã, Xande De Pilares, Hermeto Pascoal e Grupo, Mariana Aydar e Mestrinho, Thalles Roberto, entre outros. Veja abaixo a lista completa dos brasileiros que deram um show e vão voltar de viagem com a mala mais pesada.

quinta-feira, 14 de novembro de 2024

Proclamação da República: como foi a última festa de arromba da monarquia, regada a champanhe, foie gras e música até o sol raiar

 


Corre em livros de História a seguinte anedota sobre o então imperador Dom Pedro 2º: ao chegar ao baile que acabou sendo o último do seu reinado e da monarquia, no dia 9 de novembro de 1889, tropeçou ao entrar no salão. Ao se reerguer, disse, brincando: "a monarquia tropeça, mas não cai".

Não se sabe se a cena de fato aconteceu, mas ela se tornou uma metáfora perfeita daquele momento. A monarquia caiu menos de uma semana depois, com a proclamação da República, data comemorada nesta sexta-feira (15/11).

O baile da Ilha Fiscal, o último e o maior do período imperial, se tornou tão emblemático que virou quase uma expressão idiomática — é evocado quando se quer descrever uma grande celebração antes de um fim.

Comércio de Feia de Santana tem horário especial de funcionamento para a Black Friday

A medida considera a celebração do acordo entre o Sindicato do Comércio e do Sindicato dos Empregados no Comércio de Feira de Santana

Fica autorizado o funcionamento de estabelecimentos comerciais em Feira de Santana, entre os dias 27 e 30 de novembro. A medida foi publicada em edição do Diário Oficial Eletrônico nesta quinta-feira (14) e considera a celebração do acordo entre o Sindicato do Comércio e do Sindicato dos Empregados no Comércio de Feira de Santana, sobre o funcionamento do comércio em função do Black Friday.

Desta forma, entre quarta (27) e sexta-feira (29) o funcionamento é permitido até 20h. Enquanto no dia 30 de novembro, sábado, é permitido até as 16h.

Estádio Joia da Princesa completa 60 anos neste 15 de novembro


O dia 15 de novembro — data da Proclamação da República, feriado nacional — também é significativo para os apaixonados por futebol em Feira de Santana. São poucos os que não apreciam esse esporte. Exatamente no dia 15 de novembro de 1964, era inaugurado o atual estádio municipal, que, em 1993, por meio de um projeto do então vereador Hosanah Leite (falecido), aprovado pela Câmara Municipal e sancionado pelo prefeito João Durval Carneiro, passou a se chamar Estádio Alberto Sampaio de Oliveira, em homenagem ao desportista que foi vice-presidente e presidente do Fluminense, clube campeão baiano em 1963 e 1969.

Em 15 de novembro de 1964, portanto, há 60 anos, o estádio estava lotado, já que os portões foram abertos ao público por decisão do prefeito Joselito Falcão de Amorim. Fluminense de Feira e Vasco da Gama disputaram um jogo amistoso de alto nível técnico, que terminou com o placar de 1 a 0 para o time carioca, gol contra do meio-campista Val (Valter Martins), que desviou uma bola do ataque vascaíno.