* Baianidade *
Donde provém a conhecidíssima indagação “o que é que a Bahia tem?”
Donde provém a conhecidíssima indagação “o que é que a Bahia tem?”
![]() |
O exame de sangue desenvolvido por pesquisadores da Suécia e dos EUA, é capaz de identificar o Alzheimer. - Foto: iStock |
Um novo exame de sangue desenvolvido por pesquisadores internacionais pode prever o Alzheimer. O estudo revelou que o teste não apenas diagnostica a doença, mas também indica em que estágio ela está.
Atualmente, os diagnósticos são baseados em exames cerebrais caros e de difícil acesso. Com a abordagem dos cientistas da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, e da Universidade de Lund, na Suécia, isso está prestes a mudar.
Em nota, a Anvisa informou que a decisão foi adotada porque a planta, de nome científico Pereskia aculeata, não é autorizada como constituinte para suplementos alimentares.
O evento conta com o apoio da Prefeitura de Feira de Santana
Imagine um lugar onde a música se mistura com a arte, onde as telas contam histórias vivas e os sons ecoam sonhos. Nesta sexta-feira (4) e sábado (5), o Centro de Cultura Amélio Amorim se transformará no palco de uma experiência única: o Festival Regional de Cultura, Arte e Sustentabilidade. O evento conta com o apoio da Prefeitura de Feira de Santana.
Serão dois dias intensos de música, cinema, exposições e artesanato, celebrando a identidade cultural da nossa terra e abrindo espaço para novos talentos. Um festival para sentir, viver e levar consigo.
Dadinho e Caboquinho
Criado e realizado em 1975 pela dupla Caboquinho (filho) e Dadinho (pai), o Festival de Violeiros do Nordeste caminha para completar meio século no mês de outubro, com uma trajetória de sucesso, trazendo à cidade os maiores repentistas do país. Graças à dupla, a partir de um programa na Rádio Sociedade de Feira, o gênero, que tinha pouca representatividade na Bahia, ganhou força entre o público e firmou-se com o Festival.
Ultimamente realizado pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) em uma área do campus universitário, às margens da Rodovia Feira/Serrinha, o Festival de Violeiros do Nordeste (FVN) tem uma história rica na divulgação e preservação de uma arte popular intimamente ligada à região Nordeste, na qual a Bahia pouco se sobressai. De fato, a Bahia nunca teve grande tradição no repente, mas Feira de Santana, por conta da maior feira-livre do país (extinta em 1977 com a inauguração do Centro de Abastecimento), registrava a presença de muitos artistas populares, dentre os quais alguns repentistas.
![]() |
Com a pandemia, as doenças oculares causadas pelo uso excessivo de telas aumentaram (Getty Images) |
Em uma era em que as telas dominam nossa vida cotidiana, uma epidemia silenciosa se espalha pelo mundo.
A fadiga ocular digital, antes considerada uma condição marginal entre as preocupações com a saúde ocupacional, tornou-se um grande problema de saúde pública, que afeta milhões de pessoas ao redor do mundo.
![]() |
O bióleo de caroço de açaí, produzido no Amapá, pode mudar a matriz energética brasileira. - Foto: Isadora Pereira/G1 |
Em um mundo que busca alternativas sustentáveis para substituir combustíveis fósseis, pesquisadores brasileiros conseguiram criar um bióleo a partir do caroço do açaí. A inovação pode impactar a matriz energética do país!
Na Universidade do Estado do Amapá (Uepa), o grupo usou o resíduo muito abundante na região amazônica e o transformou em uma alternativa ao gás de cozinha e ao petróleo. Além disso, promovem a bioenergia e diminuem os impactos ambientais.
Neste 07 de abril, celebra-se o Dia Mundial da Saúde. A VIII Conferência Nacional aprovou oficialmente que “Saúde é a resultante das condições de alimentação, habitação, educação, renda, meio ambiente, trabalho, transporte, emprego, lazer, acesso e posse da terra e acesso a serviços de saúde”. Esse cuidado decorre, como exigência ética, do direito à vida.
CABE a cada um de nós escolher a doença intoxicando o corpo com cigarros, drogas, bebidas alcoólicas, refrigerantes e alimentos enlatados, que baixam a imunidade do corpo; envenenando fontes, rios, lagos e mares; poluindo o ar com produtos químicos e contaminando a família, o ambiente de trabalho e a comunidade com ódio, agressividade, pessimismo, inveja, raiva e violência, que produzem a morte da amizade, da alegria e da boa convivência.
O início do cadastro foi anunciado pelo prefeito José Ronaldo e o secretário de Habitação, Valdivan Nascimento
Já estão abertas as inscrições para o novo programa habitacional Minha Casa, Minha Vida (MCMV), promovido pelo Governo Federal e Caixa Econômica Federal em parceria com a Prefeitura de Feira de Santana. O início do cadastro foi anunciado pelo prefeito José Ronaldo e o secretário de Habitação, Valdivan Nascimento, na manhã desta quarta-feira (02), no Paço Municipal Maria Quitéria, ao informarem sobre a disponibilização de 1.964 imóveis somente nesta primeira etapa.
As inscrições para o programa Minha Casa, Minha Vida estão sendo realizadas de forma online, através do site da Prefeitura de Feira de Santana (www.feiradesantana.ba.gov.br), na área de Serviços e Informações, na parte inferior da página, clicando no ícone “Minha Casa, Minha Vida”. Também é possível realizar a inscrição pelo aplicativo Feira Conectada ou pelo WhatsApp oficial da Prefeitura, no número 75 99867-4432, através do atendimento automatizado, escolhendo a seção “Minha Casa, Minha Vida” e, em seguida, optando pelo tipo de informação desejada ou realizando a inscrição.