sábado, 24 de maio de 2025

Novas lentes de contato permitem enxergar no escuro e de olhos fechados

 

As lentes de contato desenvolvidas em uma universidade da China usam uma tecnologia que permite enxergar no escuro. - Foto: Eureka Alert
As lentes de contato desenvolvidas em uma universidade da China usam uma tecnologia que permite enxergar no escuro. - Foto: Eureka Alert

Parece coisa de filme de ficção científica, mas é real. Cientistas criaram lentes de contato que permitem enxergar no escuro e até mesmo de olhos fechados. A novidade já foi testada com humanos e camundongos e ambas as espécies conseguiram enxergar!

As lentes funcionam sem bateria, são transparentes e podem mostrar ao mesmo tempo a luz comum e a infravermelha. Assim, a tecnologia chinesa consegue traduzir algo invisível para visível ao olho humano. A pesquisa foi publicada na revista científica Cell Press, no último dia 22.

A trágica história do cantor brasileiro que rivalizou com Chico Buarque e acabou no ostracismo

 
Sidney Miller era comparado a Chico Buarque pelo talento e a verve de cronista (Acervo Carlos Miller)

No terceiro Festival de Música Popular Brasileira, na célebre edição realizada em 1967, o prêmio de melhor letra não foi para Chico Buarque, por Roda Viva, nem para Caetano Veloso, com Alegria, Alegria, nem para Gilberto Gil, por Domingo no Parque, tampouco para Edu Lobo e José Carlos Capinan, por Ponteio, parceria dos dois.

O vencedor foi o carioca Sidney Miller, então lançando-se nacionalmente, aos 22 anos, com A Estrada e o Violeiro.

A canção revelava os dotes poéticos de Miller, que completaria 80 anos em 18 de abril, e tornou-se um clássico da era dos festivais. No programa exibido pela TV Record, diferentemente de seus versos, ele não caminhava só para defender a composição.

De smoking, ele desafiava a própria timidez e as paixões daquele público ao lado de Nara Leão (1942-1989), cantando dúvidas de um artista e de uma geração. As imagens mexem com Joana Miller, filha de Sidney que tinha cinco anos quando ele morreu, aos 35, de infarto, em 16 de julho de 1980.

sexta-feira, 23 de maio de 2025

Prefeitura implanta novo modelo de marcação de exames e consultas diretamente nas unidades de saúde

 

O usuário também terá a possibilidade, se preferir, em solicitar o agendamento por aplicativo

A partir de junho, a Prefeitura de Feira de Santana dará início a um novo modelo de agendamento de exames e consultas na rede municipal de saúde, o Feira Agenda Fácil Saúde. Os usuários poderão marcar os procedimentos diretamente na unidade de saúde da sua área de abrangência ou, se preferirem, por meio do aplicativo “Mais Saúde Cidadão”, através do link: https://www.feiradesantana.ba.gov.br/sms/marcacao/index.asp.

Com a atualização do sistema IDS, os pacientes atendidos na Atenção Básica já saem da unidade com o dia, horário e local marcados para exames laboratoriais, raio-x, eletrocardiograma e mamografia — que correspondem a cerca de 70% das solicitações da rede.

A brasileira premiada com 'Nobel da Agricultura' por trabalho que mantém Brasil como 'celeiro do mundo'

 

World Food Prize

A engenheira agrônoma e pesquisadora brasileira Mariangela Hungria foi agraciada nesta terça-feira (12/5) com o Prêmio Mundial da Alimentação por seu trabalho com insumos biológicos que revolucionaram a agricultura no Brasil.

O prêmio é conhecido como 'Nobel da Agricultura' e homenageia indivíduos que melhoraram a qualidade, a quantidade ou a disponibilidade de alimentos em todo o mundo.

As pesquisas comandadas por Hungria deram origem a dezenas de tratamentos biológicos para sementes que aumentaram significativamente a produtividade das principais culturas e reduziram a necessidade de fertilizantes químicos.

quinta-feira, 22 de maio de 2025

Como cuidar de plantas ajuda a viver mais e melhor

 


Marianne Rogstad, uma avó aposentada da Noruega, é uma eterna aprendiz. Ela trabalhou como recepcionista de hotel na Suíça por cinco décadas, onde passava os dias imersa em novos idiomas e culturas.

Mas quando voltou para a Noruega, Rogstad foi diagnosticada com demência. Ela logo se isolou, e perdeu essas fontes de estímulo.

Só até ela entrar para o Impulssenter — uma pequena "fazenda de repouso" nos arredores de Oslo.

quarta-feira, 21 de maio de 2025

Prefeitura implanta ensino 3D em escolas da rede municipal de Feira de Santana

 

José Ronaldo afirmou que a iniciativa representa um marco para a educação do município

A Prefeitura de Feira de Santana começa a implantar nas escolas da rede pública municipal o projeto nacional de ensino em terceira dimensão (3D). A iniciativa pioneira foi apresentada pelo prefeito José Ronaldo e o secretário de Educação, Pablo Roberto, durante a manhã desta quarta-feira (21), na Escola Municipal João Marinho Falcão, no bairro Olhos d'Água, e, inicialmente, contemplará 40 unidades escolares.

Ao apresentar o projeto para a comunidade escolar no auditório da escola, o prefeito José Ronaldo afirmou que a iniciativa representa um marco para a educação do município. Na oportunidade, também reafirmou o compromisso do Governo Municipal em continuar investindo para elevar a qualidade do ensino público na cidade, lembrando que, na segunda-feira (20), anunciou um pacote de investimentos para a educação no montante de R$ 58 milhões.

Por que letra de médico é ruim? A neurociência por trás da caligrafia

 

Fatores como genética e cultura influenciam no formato de nossas letras (Getty Images)

As décadas de receitas escritas à mão no consultório criaram uma fama que virou até expressão popular: letra de médico.

Os garranchos de muitos profissionais de saúde são tão indecifráveis que até motivaram a criação de leis em diversos Estados do Brasil para exigir receitas digitadas no computador — ou, pelo menos, numa caligrafia legível e sem abreviações.

Mas o que explica o formato de nossa letra? E por que algumas pessoas têm uma caligrafia tão perfeita, enquanto outras parecem ser incapazes de escrever de uma maneira minimamente legível para os outros?

Projeto Costurando Oportunidades oferece qualificação e emprego na indústria de Feira de Santana

niciativa tem como objetivo principal impulsionar o desenvolvimento profissional e qualificar mão de obra

 Um novo passo rumo à inclusão produtiva e ao fortalecimento do setor industrial está sendo dado em Feira de Santana. O projeto “Costurando Oportunidades”, resultado de um acordo de cooperação técnica entre a Secretaria Municipal do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico (Settdec) e o Senai tem como objetivo principal impulsionar o desenvolvimento profissional e qualificar mão de obra. 

Viola Davis vai produzir longa-metragem sobre vida de Daiane dos Santos; A Menina Que Voa

 

Viola Davis vai coproduzir o filme sobre a vida da brasileira Daiane dos Santos. Contar a história desse talento da ginástica mundial - Foto: Reprodução/Instagram
Viola Davis vai coproduzir o filme sobre a vida da brasileira Daiane dos Santos. Contar a história desse talento da ginástica mundial - Foto: Reprodução/Instagram

Prepare o coração. A talentosa Viola Davis vai coproduzir um longa-metragem sobre a vida de Daiane dos Santos, a ginasta brasileira que emocionou o mundo com sua performance e sorriso. “A Menina Que Voa” vai mostrar a trajetória da jovem que desafiou expectativas sociais e físicas para se tornar a primeira mulher preta a conquistar o ouro no Campeonato Mundial.

A norte-americana, vencedora dos principais prêmios do entretenimento, ama o Brasil e, mais uma vez, vai deixar isso claro.

terça-feira, 20 de maio de 2025

Alzheimer: FDA aprova exame de sangue para diagnosticar primeiros sinais da doença

 

O exame de sangue para diagnosticar Alzheimer, aprovado pela FDA (EUA), ajuda a detectar os primeiros sinais da doença degenerativa. - Foto: Getty Images
O exame de sangue para diagnosticar Alzheimer, aprovado pela FDA (EUA), ajuda a detectar os primeiros sinais da doença degenerativa. - Foto: Getty Images

Pela primeira vez, a FDA, agência reguladora dos Estados Unidos, aprova um exame de sangue que pode ajudar médicos a identificar os primeiros sinais do Alzheimer, de forma rápida e não invasiva.

A decisão, anunciada na última sexta-feira, 16, pode mudar o rumo do diagnóstico da doença, que afeta milhões de pessoas no mundo. O novo teste vai ser indicado para pacientes com 55 anos ou mais que apresentem sintomas iniciais de perda de memória ou dificuldade de raciocínio.