quarta-feira, 7 de maio de 2025

Novo Teste do Pezinho brasileiro é o primeiro a detectar 60 doenças

 

O teste do pezinho realizado em Minas Gerais vai detectar 60 doenças. - Foto: Ascom/PMI
O teste do pezinho realizado em Minas Gerais vai detectar 60 doenças. - Foto: Ascom/PMI

Em Minas Gerais, a chegada de bebês ao mundo se tornou ainda mais segura com o primeiro Teste do Pezinho com triagem para 60 doenças diferentes. Antes, o máximo detectado era de 23 doenças genéticas e metabólicas nos recém-nascidos.

A novidade já está sendo usada pelo Núcleo de Ações e Pesquisa em Apoio Diagnóstico (Nupad), da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), no Programa de Triagem Neonatal.

Feira na Avenida é antecipada para sábado, em função do Dia das Mães

 

Esta edição especial oferece uma excelente oportunidade para quem busca presentes criativos e personalizados

A tradicional Feira na Avenida, que ocorre quinzenalmente aos domingos, será antecipada para o sábado, 10 de maio, em virtude das comemorações do Dia das Mães. O evento acontecerá das 15h às 21h, no canteiro central da Avenida Getúlio Vargas, entre as ruas Frei Aureliano Ramos e São Domingos.

Esta edição especial oferece uma excelente oportunidade para quem busca presentes criativos e personalizados para celebrar a data. Além de encontrar opções exclusivas de artesanato local, como bijuterias, peças de cerâmica e acessórios feitos à mão, os visitantes poderão adquirir flores frescas, pelúcias e cosméticos em estandes montados especialmente para o evento. Com a variedade de produtos e preços acessíveis, a Feira na Avenida se torna o local ideal para encontrar o presente perfeito para as mães feirenses.

Qual é a missão do Papa?

O Papa Francisco faleceu, mas a Igreja está viva e continua sua missão no mundo. E os Cardeais, reunidos em conclave, elegem o seu sucessor. A eleição é sempre uma ação do Espirito Santo. Por isso, os Cardeais, antes e durante o conclave, dedicam muito tempo à oração e pedem que as pessoas rezem para que sejam inspirados na escolha daquele Papa que o Espirito Santo quer para a Igreja.

JESUS confiou a Pedro e a seus sucessores a tarefa de continuarem sua missão. Disse a Pedro: “Tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e as portas do Inferno não prevalecerão contra ela. Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que ligares na terra, será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra, será desligado nos céus”. (Mt 16, 18-19). Portanto, Jesus nomeia Pedro como primeiro Papa da Igreja Católica. Desde Pedro, até o Papa Francisco, a Igreja teve 266 Papas. O próximo será o número 267.

terça-feira, 6 de maio de 2025

Micareta de Feira 2025 encerra com sucesso de público, celebração da cultura e alto impacto econômico

 

Ao longo dos quatro dias oficiais de festa, cerca de um milhão de pessoas passaram pelo Circuito Maneca Ferreira

A Micareta de Feira de Santana 2025 chegou ao fim nesta segunda-feira (5), consolidando-se como uma das edições mais grandiosas e bem-sucedidas de sua história. Ao longo dos quatro dias oficiais de festa, cerca de um milhão de pessoas passaram pelo Circuito Maneca Ferreira, na Avenida Presidente Dutra, celebrando a música, a cultura e a alegria em clima de paz e celebração.

A festa teve início oficial na quinta-feira (1º), com shows memoráveis de grandes nomes da música baiana como Bell Marques, Léo Santana, Tony Salles, Tomate e Claudia Leitte, e foi encerrada com o tradicional arrastão da segunda-feira, comandado por Thiago Aquino e Timbalada. De forma inédita, o evento contou ainda com uma pré-abertura na quarta-feira (30), com apresentações históricas de BaianaSystem e Rachel Reis, na Praça da Matriz.

‘Mania de você ‘: documentário mostra Rita Lee como você nunca viu

 

A vida da cantora e compositora Rita Lee será mostrada em um documentário cheio de imagens inéditas guardadas pela família e produzido pela Max. - Foto: Max streaming
A vida da cantora e compositora Rita Lee será mostrada em um documentário cheio de imagens inéditas guardadas pela família e produzido pela Max. - Foto: Max streaming

Rita Lee sempre foi sinônimo de irreverência, liberdade e talento. Agora, a artista que marcou gerações, ganha um retrato íntimo e emocionante no documentário Rita Lee: Mania de Você, que estreia nesta quinta, dia 8 de maio, na plataforma Max. A produção promete mostrar lados pouco conhecidos da rainha do rock brasileiro.

Com imagens raras, registros pessoais e depoimentos emocionantes, o documentário mergulha na história de Rita com um olhar sensível e afetuoso. Um dos momentos mais marcantes é a leitura de uma carta escrita pela própria cantora pouco antes de sua morte, dedicada aos filhos e ao marido, Roberto de Carvalho, o grande amor e parceiro de palco da artista.

Com chuvas, atenção sobre o Aedes aegypti deve aumentar

Outro ponto fundamental para o controle da reprodução do Aedes é a integração dos agentes de endemias com a população

As chuvas que vêm caindo na região nos últimos dias obrigam os moradores de Feira de Santana a prestar atenção e adotar medidas emergenciais que impeçam a reprodução do mosquito Aedes aegypti, que, se contaminado, transmite a dengue, zika e chikungunya.

A conscientização sobre a necessidade da adoção de medidas que previnam a reprodução do inseto é fundamental para o controle da contaminação por dengue, principalmente. A mais importante das medidas básicas e simples é a eliminação da água parada, que pode se transformar em focos.

segunda-feira, 5 de maio de 2025

Mulheres que viajam sozinhas terão desconto de 15% em hotéis do Brasil; veja lista

 

Até março de 2026, mulheres que viajarem sozinhas terão um desconto de 15% em vários hotéis do Brasil. Veja como funciona a campanha para incentivar o turismo com segurança. Foto: Freepik
Até março de 2026, mulheres que viajarem sozinhas terão um desconto de 15% em vários hotéis do Brasil. Veja como funciona a campanha para incentivar o turismo com segurança. Foto: Freepik

Mulheres ganham incentivo para viajar. Elas terão desconto de 15% em vários hotéis do Brasil se viajarem sozinhas. A ideia é estimular o turismo, com segurança, a partir de um acordo do Ministério do Turismo com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH Nacional).

O benefício é aplicável a diárias na categoria “single” em hotéis participantes. Para usufruir do desconto, a mulher deve apenas, no momento da reserva, informar que está viajando sozinha.⁠

Mostra Sesc de Artes chega em Feira de Santana com a Aldeia Olhos D’Água

De 15 a 24 de maio, a Mostra traz diversas programações artísticas gratuitas e a preços acessíveis

Dos dias 15 a 24 de maio, Feira de Santana recebe a 13ª edição da Mostra Sesc de Artes – Aldeia Olhos D’Água, com espetáculos que integram o circuito nacional do Projeto Palco Giratório e apresentações de grupos locais. Com uma programação diversa e acessível, que contempla as mais variadas linguagens artísticas, este ano a Aldeia Olhos D’Água aborda o tema “Histórias e saberes no sertão”, levando apresentações de dança, shows, exposição e oficinas ao Centro Cultural Sesc Feira de Santana. Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria da unidade ou on-line, através da plataforma Sympla.

Notícia ruim baixa imunidade. Corpo precisa de 5h de notícia boa para compensar 5 minutos vendo crimes, diz especialista

 

A especialista Anete Guimarães, do Rio de Janeiro, explica que a notícia ruim baixa a imunidade, provoca doenças e, para recuperar, é preciso ver muita notícia boa. - Foto: Freepik
A especialista Anete Guimarães, do Rio de Janeiro, explica que a notícia ruim baixa a imunidade, provoca doenças e, para recuperar, é preciso ver muita notícia boa. - Foto: Freepik

Uma médica neurologista do Rio de Janeiro deu o alerta nas redes. Anete Guimarães afirmou que a notícia ruim baixa a humanidade das pessoas e que o corpo precisa de 5 horas vendo notícia boa para compensar 5 minutos assistindo notícia ruim. E explicou o motivo.

De acordo com a especialista, o organismo reage diante dos fatos que a gente assiste porque a dopamina – neurotransmissor, espécie de mensageiro químico produzido no cérebro – reage imediatamente às emoções, negativas ou positivas.

sexta-feira, 2 de maio de 2025

Chocolate sem cacau? USP desenvolve alternativa sustentável com origem na cerveja

Já imaginou saborear um chocolate delícia que não leva um grão sequer de cacau? Pois é exatamente isso que uma equipe da USP está propondo: um novo tipo de chocolate feito com ingredientes alternativos e usando o mesmo malte de cevada que dá origem à sua cervejinha gelada!

A ideia pode parecer estranha à primeira mordida, mas o resultado é surpreendente, garantem os pesquisadores: uma formulação em pó 100% vegetal, criada a partir de resíduos da agroindústria, que imita com louvor o sabor e a textura do chocolate tradicional.