sexta-feira, 27 de junho de 2025

Carro voador da Embraer é apresentado em Paris e recebe 3 mil encomendas

 

O carro voador da Embraer, apresentado em Paris, é 100 % elétrico, capacidade para 4 pessoas e é mais barato que um helicóptero comum. Foto: divulgação
O carro voador da Embraer, apresentado em Paris, é 100 % elétrico, capacidade para 4 pessoas e é mais barato que um helicóptero comum. Foto: divulgação

Começou a corrida mundial pelo carro voador brasileiro da Embraer. O eVTOL, desenvolvido pela Eve Air Mobility, subsidiária da Embraer, é um veículo elétrico, de pouso e decolagem verticais, criado para o transporte urbano.

O modelo foi apresentado no Paris Air Show, um dos maiores salões mundiais da aviação, e impressionou a todos. Quase 3 mil unidades já foram encomendadas por empresas do mundo inteiro.

Alcymar Monteiro vai homenagear Carlos Pita no São Pedro de Bonfim de Feira

 

Durante o show, Alcymar interpretará, com destaque especial, “Cometa Mambembe”, um dos grandes sucessos do homenageado, eternizado em sua voz.

O cantor e compositor feirense Carlos Pitta será homenageado nesta sexta-feira (27) durante a abertura do São Pedro no distrito de Bonfim de Feira. A reverência será conduzida por Alcymar Monteiro, que celebra o legado do artista no palco do distrito, a partir das 22h.

A iniciativa foi da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, que reconhece em Pitta uma figura importante, responsável por levar o talento da Princesa do Sertão para os quatro cantos do país. O artista faleceu no início deste ano e sempre buscou reconhecer as origens com sensibilidade e orgulho.

Maratona de forró no São Pedro do Arraiá de Feira vai ser aberta às 20h, em Humildes

 

O cantor e compositor potiguar Dorgival Dantas, considerado um dos grandes nomes da música nordestina, se apresenta hoje.

Terceiro santo comemorado pelos nordestinos em junho, São Pedro, tido como guardião das chaves da entrada principal do céu e abonador das chuvas, vai ser festejado a partir desta sexta-feira, 27, no distrito de Humildes, com muito forró.

O forró no Arraiá de Feira, que terá quatro polos de diversão, vai acontecer até as primeiras horas da manhã do dia 30. O destaque são as atrações contratadas pela Prefeitura de Feira de Santana, várias com nomes reconhecidos nacionalmente.

quinta-feira, 26 de junho de 2025

Câncer de mama: 3 novos tratamentos que ajudam a controlar a doença animam médicos e pacientes

 

Os três novos tratamentos contra o câncer de mama foram apresentados este mês no congresso da Sociedade Americana de Oncologia Clínica (Asco), nos EUA - Foto: Freepik
Os três novos tratamentos contra o câncer de mama foram apresentados este mês no congresso da Sociedade Americana de Oncologia Clínica (Asco), nos EUA - Foto: Freepik

O combate ao câncer de mama evoluiu. Três novos tratamentos com drogas inteligentes, biópsia líquida e uma nova droga oral contra resistência hormonal fazem parte das novas linhas de procedimentos que estão animando médicos e pacientes.

As três formas de tratamento, apresentadas este mês no congresso internacional da Sociedade Americana de Oncologia Clínica (Asco), foram detalhadas em artigo da Agência Einstein e apontam para um futuro promissor.

Feira de Santana se transforma na capital do São Pedro neste final de semana; confira as atrações

 

Principal palco dos festejos de São Pedro no município, o distrito de Humildes terá forró para todos os gostos

Todos os caminhos levam a Feira de Santana neste final de semana com a programação do maior festejo de São Pedro da região. Elba Ramalho, Zezo, Menina Faceira, Toque Dez, Targino Gondim, Nadson O Ferinha e muitos outros estão confirmados na grade de atrações anunciada pela Prefeitura para animar a festa nos distritos de Humildes, Bonfim de Feira e Jaíba.

Principal palco dos festejos de São Pedro no município, o distrito de Humildes terá forró para todos os gostos durante três dias, de 27 a 29 deste mês. A abertura, nesta sexta-feira (27), será com show de Lua Cheia, a partir das 20h. Em seguida, sobe ao palco o cantor Dorgival Dantas, conhecido como "O Poeta", por manter uma linha de composições majoritariamente voltadas ao amor. Logo depois, será a vez da banda Toque Dez, a mais contratada durante os festejos de São João na Bahia. Encerram a noite Serestão do Lopes e Capim Molhado, esta última se apresentando por volta das 2h.

Riachão do Jacuípe: São João com recorde de público, segurança e impacto positivo na economia

São João de Riachão de Jacuípe reúne mais de 300 mil pessoas na Praça Landulfo Alves / Foto: ASCOM

 Com 300 mil pessoas, festa movimenta economia local, lota hotéis e registra zero ocorrências policiais.

Riachão do Jacuípe viveu dias inesquecíveis durante os festejos juninos deste ano. Foram seis dias de muita alegria, tradição e cultura nordestina que tomaram conta da cidade e encantaram moradores e visitantes. A Praça Landulfo Alves, principal palco da festa, foi o grande ponto de encontro, recebendo cerca de 300 mil pessoas ao longo do evento — entre a tradicional Alvorada, o Forró do Pelourinho, o Forró do Poeirão e o palco principal.

A energia foi contagiante e refletiu diretamente na economia local: a rede hoteleira alcançou 100% de ocupação, o comércio foi fortemente aquecido, e o setor de alimentação registrou alta movimentação, beneficiando comerciantes e trabalhadores autônomos. A festa gerou emprego, renda e colocou Riachão do Jacuípe em evidência no cenário junino da Bahia.

quarta-feira, 25 de junho de 2025

Conheça o sorvete vegano de farinha de mandioca criado por jovem quilombola: sabor ancestral

 

O sorvete vegano feito à base de farinha de mandioca é da cultura ancestral quilombola. O Joélho, um jovem empreendedor, resolveu levar essa delícia para o mundo a partir do Ceará. - Foto: @nordesse
O sorvete vegano feito à base de farinha de mandioca é da cultura ancestral quilombola. O Joélho, um jovem empreendedor, resolveu levar essa delícia para o mundo a partir do Ceará. - Foto: @nordesse

Dá para imaginar um sorvete vegano feito de farinha de mandioca, sem produtos industrializados? Esse sorvete tem origem ancestral, mais precisamente quilombola, os descendentes dos escravos que tanto contribuíram para a culinária brasileira.

A base do sorvete leva mandioca e leite, coroado por um crocante de farinha de mandioca, rapadura, coco e manteiga da terra – para veganos há uma versão com leite de castanha de caju. O “inventor” é um jovem de Tururu, a 107 quilômetros de Fortaleza, Ceará.

terça-feira, 24 de junho de 2025

Hoje tem arrasta-pé e muito forró para encerrar o São João em Jaguara

 

A celebração junina em Jaguara fecha o ciclo do São João no Arraiá de Feira

A festa vai até o dia amanhecer! Nesta terça-feira (24), o distrito de Jaguara recebe o último dia da programação do São João dentro do Arraiá de Feira. Promovido pela Prefeitura de Feira de Santana, o evento promete muita animação e grandes atrações para fechar com chave de ouro os festejos juninos.

A partir das 20h, a programação começa com a apresentação da quadrilha junina Oxente Gente, seguida por muito forró com Mazinho Venturinny, que sobe ao palco às 20h30. Às 22h30, o ritmo segue com Neném do Acordeon, colocando o público para dançar até a meia-noite. Depois, Balanço Gostoso dá continuidade à festa a partir de 0h30, esquentando a madrugada até a apresentação da banda Amor Vora, que vai das 2h30 até as 4h.

Obediência cega

         

Foto meramente ilustrativa


  Contam que Lula estava visitando alguns países asiáticos, quando explodiu a guerra do Irã. Os russos logo começaram a se preparar para o conflito. Em visita àquele país, o presidente russo convidou Lula para assistir a uma demonstração de Ordem Unida. Colocando seus soldados em formação, ele ordenou: Soldado Aleksandr! Pronto senhor! Pegue sua arma! Pronto senhor! Coloque no ouvido! O soldado colocou a arma no ouvido e o comandante gritou: Fogo! Ele disparou a arma e caiu morto.

segunda-feira, 23 de junho de 2025

Segunda é dia de CRÔNICA: Meu ancestral

 

Já gastamos cátedras e uma floresta de papel tentando responder qual a razão para a vida existir. As respostas continuam a do primeiro sapiens filosófico que a beira do fogo rascunhou na pedra da caverna suas impressões- ele, dissidente da caça ao javali e do pega, mata e come da savana vasta e insana. É como perguntar se a água teria sentido se não servisse para beber, tomar banho e gerar contas públicas. Ou se o céu seria menos céu se amantes não se dessem nus sob seu manto, poemas não contassem sua beleza e não abrigasse aquela estrela cadente em que pedi uma vez o amor.

Não há nenhuma razão especial para a vida em sua origem. É inútil perguntar. Por mais que vivamos com propósito, somos só mais do mesmo que já existia: cobras venenosas e borboletas sutis. Leões e hienas. Primatas e sapiens. Aliás, desses aí, há boatos de bastidores e histórias mal explicadas de como a coisa rolou nas raves de ervas e carne assada que levou o cérebro a se desenvolver- em quase toda espécie.